Em meio às adversidades de 2020 e seus impactos na economia, 2021 promete trazer boas mudanças no setor da construção civil. De acordo com o Fundo Mone- tário Internacional (FMI), a projeção é de 3,4% de crescimento para o setor na América Latina. A Sustentabilidade e a Digitalização são características crescentes da área e prometem destaque.
Boas práticas ambientais
A valorização da Sustentabilidade segue sendo tendência. Antes da pandemia de covid-19 a relevância de boas práticas ambientais no setor financeiro já vinha num crescente e tende a permanecer como sinônimo de solidez nos negócios. De acordo com o Global Sustainable Investment Alliance, o investimento ESG (meio ambiente, sociedade e governança) já atingiu US$ 31 trilhões globalmente. Em tempos de crise, essa demonstração de solidez das empresas se mostra uma aliada, já que investidores buscam resiliência.
Building Information Modeling (BIM)
Tecnologia que possibilita simulação de alta performance, o Building Information Modeling (traduzido para o português como Modelo de Informação da Construção) será exigido em obras públicas em 2021. A partir do uso deste modelo, é possível obter informações precisas de possíveis erros na construção antes mesmo do início das obras. Ainda há muito espaço para o desenvolvimento desta tecnologia e a tendência é que empresas competitivas adotem ou incrementem o BIM neste ano.